0

Doces para Festa: Bem casado

O bem casado, ou casadinho,  é um dos quitutes mais famosos em um casamento e no post de hoje daremos início a uma série que mostrará os mais diferentes tipos de doces que podemos encontrar nas mais diversas festas, começando pelos mais clássicos.

bem-casado-festabox

História do Bem Casado

O Bem casado é um doce tradicional e está presente nas festas brasileiras há mais de 100 anos, trazidos para cá pelos portugueses, na época de colonização. Como o Brasil era um país com extensa quantidade de cana de açúcar, diversos doces foram sendo incluídos na cultura nacional, fazendo hoje do Brasil um dos países com maior variedade de doces tradicionais.
A constituição do bem casado consiste em camadas de bolo de textura bem leve e macia, unidas por um recheio de doce-de-leite ou baba de moça e embaladas de uma maneira característica: com um papel crepom para bem casado e arrematados com uma fita de cetim.
Os bem casados lembram os alfajores árabes e até mesmo os macarrons franceses, sendo a diferença do bem casado brasileiro aos demais, inclusive ao bem casado português, a textura fofa do bolo brasileiro.

Significado e Lenda do Bem Casado

Por serem duas porções de bolo unidas com um recheio doce, o bem casado remete à uma união de duas partes e o compromisso mútuo. Nas festas de casamento, reza a lenda que devem ser distribuídos aos convidados como símbolo de prosperidade e boa sorte, devendo ser feito um pedido antes de primeira mordida.

Tipos de Bem Casados:

Hoje em dia os bem casados são distribuídos em outras festas além dos casamentos, com nomes diferentes para cada ocasião:
- Bem Nascidos: Presentes em festas de nascimento, chá de bebê e batizados, significa boas vindas e o desejo de uma vida saudável ao bebê.
Bem Vividos: Perfeitos para aniversários e bodas, simboliza a comemoração da união e o amor.
Bem Sucedidos: Presentes em eventos e festas de empresas, celebra a prosperidade, a fortuna e o sucesso.

Embalagens para Bem Casados:

Além do tradicional crepom para bem casados e fitas de cetim , encontramos atualmente diversas embalagens para bem casados na Festabox. Valises com alça, saquinhos de organzas, embalagens transparentes e caixinhas, hoje são muito usadas para presentear os convidados recheadas de bem casados e ao mesmo tempo ornando e complementando a decoração.

bem-casado-embalagen

Como embalar um Bem Casado:

Separamos um tutorial com um passo a passo de como embalar os bem casados com o crepom para bem casados. Faça você mesmo seu bem casado e suas variações em sua festa, economize e dê aquele charme à sua festa. As mais diversas embalagens você pode encontrar na Festabox, comprando sem sair de casa.

(Visited 1.696 times, 1 visits today)

Related posts:

Escreva um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *