0

Blocos de Carnaval: História e Agenda de São Paulo!

Comuns nos dias de Carnaval desde o início da festança no Brasil, os blocos carnavalescos estão cada dia mais comuns e agregando cada vez mais pessoas. Em São Paulo a diversidade de blocos de carnaval conta com vários estilos e motivos, contribuindo para a socialização dessa festa já tradicional entre os mais jovens.

História dos Blocos de Carnaval

bloco-de-carnaval-eu-sozinho

Desde o fim do século XIX as pessoas saem as ruas nos dias de Carnaval para festejarem, porém os primeiros Blocos de Carnaval licenciados registrados datam de 1889 no Rio de Janeiro. Até os anos 20, os blocos de carnaval não possuíam muita distinção entre si, porém com a elitização da festa, foram determinados nomes para cada tipo de reunião de pessoas, sendo que se separavam entre os nomes de cordões e ranchos.

Nos ranchos o foco era uma performance mais teatral, com incidência dos instrumentos de sopro, além disso eram considerados mais organizados. Já os cordões eram relacionados à um carnaval mais descontrolado, onde os instrumentos de percussão ditavam o ritmo de todos.

Os blocos então transitavam entre essas duas nomenclaturas, e grupos de samba buscando a aceitação do público começam a usar o termo bloco de enredo a partir dos anos 30.

Tipos de Blocos de Carnaval

Blocos Afro

bloco-de-carnaval-afro

Com vários aspectos oriundos da cultura africana, como vestimentas, ritmo, letras e instrumentos, o primeiro do estilo foi responsável por inserir a musicalidade africana no Carnaval de Salvador.

Blocos Caricato

São blocos típicos de Minas Gerais.

Blocos de Enredo

Uma espécie de Escola de Samba em pequena escala, esses blocos possuem enredos mais curtos e podem ascender ao título de Escola de Samba.

Blocos de Embalo

No Rio de Janeiro é a denominação usada para blocos que não são de enredo e nem se identificam com características dos blocos existentes. Um exemplo seria os blocos de frevo.

Blocos de Sujo

Blocos onde a improvisação e desorganização ditam o tom da festa. São foliões que se juntam para pular o Carnaval sem nada muito planejado.

Blocos das Piranhas

Nome dados às manifestações carnavalescas onde homem de vestem de mulher. A escola de samba Mocidade Alegre começou como um bloco dessa categoria.

Agenda Blocos de Carnaval de Rua em São Paulo

bloco-de-carnaval-unidos-augusta

São Paulo é uma cidade com uma diversidade cultural imensa, e isso é refletido também em seu Carnaval. Com Blocos de Carnaval de Rua dos mais diversos estilos e temas, para curtirmos o Carnaval basta só nos informarmos e partir para a festa. No link abaixo, você terá a possibilidade de conhecer um pouco de cada bloco, e conferir os horários para se divertir com alguns dos blocos que animam cidade.

Agenda Blocos de Carnaval de Rua em São Paulo

Não se esqueça de levar seu kit Carnaval, com óculos de sol, água para se hidratar, camisinhas e adereços de Carnaval que deixarão seu visual bem mais temático. Caia na folia e divirta-se muito para depois “começar o ano” com as energias recarregadas.

(Visited 412 times, 1 visits today)

Related posts:

Escreva um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *