Carnaval de Rua, onde a folia é garantida!

Carnaval de Rua, onde a folia é garantida!

O carnaval de rua é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. É descendente do “entrudo” português, que consistia em as pessoas jogarem água, ovos e farinha umas nas outras. Há relatos de que até Dom Pedro II se divertia jogando água nos nobres.

brincadeiras-de-carnaval-de-rua

O “entrudo”, hoje chamado de Carnaval, acontecia num período anterior à quaresma e durava três dias, de domingo até a Terça-feira Gorda. Tinha um significado ligado à liberdade, sentido, este, que permanece até os dias de hoje.

Origem do Carnaval de Rua

O Carnaval, como é conhecido hoje, segundo historiadores, teve origem nos eventos promovidos pela Marquesa de Santos, dama de maior prestígio na sociedade paulista em sua época. Sua casa, conhecida como Palacete do Carmo, recebia convidados para bailes carnavalescos. Em um domingo de festa, saindo da tradição, uma comissão organizou um desfile de cavaleiros pela cidade. Anos depois, formariam o “Grupo Carnavalesco Os Zuavos” que saía pela Rua da Glória, originando o famoso Carnaval de Rua e seus blocos carnavalescos.

Blocos Carnavalescos de Rua

No Brasil, o termo “Bloco carnavalesco” é usado para definir diversos tipos de manifestações carnavalescas populares. É um conjunto de pessoas que desfilam no Carnaval, de forma semi-organizada, na maioria das vezes usando a mesma fantasia, ou vestidas da maneira que mais gostam.

carnaval-de-rua-brasil

Ao longo do tempo, diversos grupos carnavalescos já foram genericamente chamados de blocos, havendo atualmente blocos que são mais parecidos com escolas de samba, outros mais parecidos com os antigos cordões, e outros de diversos tipos.

Festas de Carnaval de rua mais agitadas do Brasil

Quem gosta de Carnaval de rua não precisa de lugar certo para cair na folia. Mas, no período do Carnaval, multidões tomam as ruas das cidades grandes e pequenas pelo país afora para fazer a sua festa, e, algumas cidades brasileiras, são famosas por reunirem um grande número de pessoas. As mais agitadas são:

– Fortaleza – CE;
– Florianópolis – SC;
– Manaus – AM;
– Diamantina – MG;
– Olinda – PE;
– Ouro Preto – MG;
– Rio de Janeiro – RJ;
– Recife – PE;
– Salvador – BA;
– São Luiz do Paraiting – SP.

São Luís do Paraitinga, em São Paulo, é o lugar certo pra quem gosta das tradicionais marchinhas. Nesta cidade é totalmente proibido tocar axé, funk e pagode – mesmo que seja na garagem de uma casa alugada. Este é inclusive o primeiro – e o segundo – item dos 10 Mandamentos do Folião da cidade.

carnaval-de-rua-paraitinga-sp

Primeiros registros do Carnaval de Rua em São Paulo

Os primeiros registros sobre o Carnaval paulista surgem na Ata da Câmara de São Paulo de 13 de fevereiro de 1604. Na época eram considerados atentados aos bons costumes sociais e caracterizados pela violência. A evolução da festividade acompanhou, então, a evolução da própria sociedade em seus aspectos políticos e sociais.

Carnaval de Rua 2014 de São Paulo

Se você gosta de curtir o Carnaval de Rua e já está se programando para os dias de folia, o Carnaval 2014 de São Paulo tem data e ordem de apresentação das escolas de samba já definidos. A folia mais esperada do ano acontece nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março de 2014. Como de costume, os desfiles acontecem no Sambódromo do Anhembi.

carnaval-de-rua

O primeiro dia de desfile, a sexta, 28 de fevereiro, começa com Leandro de Itaquera e termina com Tom Maior. No sábado, a Pérola Negra abre e a Acadêmicos do Tatuapé encerra a noite de desfiles. Veja a programação completa:

GRUPO ESPECIAL

Sexta-feira, 28 de fevereiro

1ª – 23h15 – Leandro de Itaquera

2ª – 00h25 – Rosas de Ouro

3ª – 01h35 – X-9 Paulistana

4ª – 02h45 – Dragões da Real

5ª – 03h44 – Acadêmicos do Tucuruvi

6ª – 04h55 – Vai-Vai

7ª – 06h05 – Tom Maior

Sábado, 1º de março

1ª – 22h30 – Pérola Negra

2ª – 23h20 – Gaviões da Fiel

3ª – 00h30 – Mocidade Alegre

4ª – 01h40 – Nenê de Vila Matilde

5ª – 02h50 – Águia de Ouro

6ª – 04h00 – Império de Casa Verde

7ª – 05h10 – Acadêmicos do Tatuapé

GRUPO DE ACESSO

Domingo, 2 de março de 2014

1ª – 21h – Colorado do Brás

2ª – 22h – Morro da Casa Verde

3ª – 23h – Unidos do Peruche

4ª – 0h – Camisa Verde e Branco

5ª – 1h – Imperador do Ipiranga

6ª – 2h – Unidos de Vila Maria

7ª – 3h – Mancha Verde

8ª – 4h – Estrela do 3º Milênio

Para mais informações sobre o Carnaval 2014 de São Paulo confira o site oficial do evento. E para deixar a folia ainda mais divertida os artigos de Carnaval são itens que não podem faltar. Garanta os seus na Festabox. Tudo para sua festa!

Com informações: Guia da Semana

(Visited 379 times, 1 visits today)

Related posts:

Escreva um comentário

Leave a Reply