Carnaval de salão, sempre tradição!

Carnaval de salão, sempre tradição!

Para quem prefere pular o Carnaval à moda antiga, sem a agitação dos Carnavais de Rua, o Carnaval de Salão é uma ótima opção. Então, hoje você irá conhecer um pouco mais sobre essa comemoração que atrai não só os mais idosos, como também jovens a até crianças.

carnaval-de-salão

História Carnaval de Salão

No Brasil, os bailes de Carnaval, como também são chamados os carnavais de salão, foram antecedidos pelos bailes de máscaras, vindos da Europa. A repercussão foi tanta que muitos outros seguiram-se a este, marcando, também através do carnaval, as diferenças sociais que atingiam a sociedade brasileira : de um lado, a festa de rua, ao ar livre e popular; do outro, o carnaval de salão que agradava sobretudo à classe média emergente no país.

Dos salões, os bailes passaram a ser celebrados nos teatros, animados principalmente pelo ritmo da polca – primeiro gênero a ser adotado como música carnavalesca no Brasil – e depois, envolvidos pelo som da quadrilha, da valsa, do tango, do “cake walk”, do “charleston” e do maxixe. Até então, esses ritmos eram executados apenas em versão instrumental. Somente por volta de 1880 os bailes passaram a incluir a versão cantada, entoada pelos coros.

O Carnaval de salão também é marcado pela presença de crianças, por conta da maior segurança em locais fechados. Os bailes infantis fazem a animação da criançada. Em 1907 foi realizado o primeiro baile infantil, dando início às famosas matinês.

bailes-de-carnaval-infantil

Apesar de estrondoso sucesso dos bailes de salão, foi na esfera popular que o carnaval adquiriu formas genuinamente autênticas e brasileiras. Com a constante repressão ao entrudo, o povo viu-se obrigado a disciplinar as brincadeiras de rua, passando a utilizar a organização das procissões religiosas para a comemoração do carnaval: apareciam então os blocos e cordões, grupos que originariam mais tarde as escolas de samba.

Nos dias atuais, o Carnaval de Salão continua sendo uma ótima opção, pois você pode ir com os amigos e família, curtir, se divertir até altas horas e, ainda tem a garantia de um ambiente mais seguro.

Máscaras e fantasias

O Carnaval de salão é marcado também pelo uso de máscaras e fantasias. Em 1834, o gosto pelas máscaras se acentuou no país. De procedência francesa, eram confeccionadas em cera muito fina ou em papelão, simulando caras de animais, caretas, entre outros. A serpentina (de origem francesa) e o confete (de origem espanhola), que enfeitam os bailes de salão, chegaram ao Brasil em 1892.

Algumas fantasias, como as de Pierrô, Colombina, Arlequim e Rei Momo são bastante tradicionais, principalmente nos bailes de salão. Mas, mesmo com todo o sucesso desses bailes, o carnaval de rua é cada vez mais procurado e ainda preserva parte do folclore brasileiro.

As fantasias apareceram logo após o surgimento das máscaras, dando mais vida, charme e colorido ao carnaval, tanto nos salões quanto nas ruas.

Roupas para usar no Carnaval de Salão                                                              

O carnaval de salão permite salto alto e muito glamour, ao contrário do Carnaval de rua, onde a regra é calçados baixos e roupas básicas. Por isso, quem vai cair na folia dos salões, deve estar preparado para arrasar.

Os vestidos fresquinhos, mullet, justinhos e os curtinhos mais estruturados, e estampados, como animal print, neon, mix de estampas e mix de texturas caem super bem. Assim como os decotes, aplicações de metais, paetês, penas e miçangas. As penas e plumas são perfeitas para valorizar os ombros. Flores, faixas e fitinhas também servem para dar um charme nos ombros e ficam incríveis nos adereços de cabeça. Vestidos podem render produções lindíssimas.

Nos pés, o salto alto é fundamental. Invista nos meia pata, sandálias com tiras e saltos mais grossos para ajudar no conforto. Além de confortáveis, eles garantem o samba no pé a noite inteira.

A produção final ficará por conta dos acessórios. Aproveite o clima carnavalesco e invista nos acessórios da moda, como maxi colares, maxi brincos, muitos anéis. Os acessórios para a cabeça, como chapéu, penachos, tiaras e enfeites são super bem vindos. As mascaras de carnaval também fazem bonito nos salões.

Por fim, arrase na maquiagem, de preferência os tons metalizados e brilhosos, como o prata e dourado e muito glitter. Os batons de tons vibrantes são sempre uma escolha certa. Explore os tons de pink, rosa, vermelho e laranja.

As marchinhas de carnaval de salão

As marchinhas de carnaval marcaram época, reinaram ao longo de muitos anos e assim foram transmitidas de geração em geração, tendo como principais aliados a divulgação radiofônica, os bailes de salão e as próprias ruas. Embora pouco realizadas no Carnaval de Rua, ainda resistem no salão, assegurando a tradição carnavalesca.

(Visited 3.647 times, 1 visits today)

Related posts:

Escreva um comentário

Leave a Reply