0

Como fazer cobertura para bolo de aniversário

O bolo é tradição nas festas. Item que não pode faltar, seja em festa de aniversário infantil, festa para adulto, casamento… nos mais diversos tipos de comemorações. Ao fazer uma festa, as pessoas logo pensam em comprar um bolo bem bonito e decorado, se for festa infantil quanto mais decorado melhor. Mas se você vai fazer uma festa em casa, ou em algum outro local, e quer economizar, saiba que é possível fazer um bolo decorado em casa, basta um pouquinho de tempo e dedicação. Por isso, hoje trazemos algumas dicas de como fazer cobertura para bolo de aniversário para a sua festa ficar super original!

como-fazer-cobertura-para-bolo-de-aniversário

 

O segredo para aprender a fazer cobertura para bolo de aniversário é praticar um pouco e deixar a imaginação fluir. Confira algumas receitas de coberturas de bolo mais utilizadas por profissionais e amadores.

Glacê real

O Glacê real é uma cobertura seca e endurece muito rápido, por isso é necessário sempre mantê-la coberta a todo momento.

Ingredientes:

2 claras de ovos grandes;
2 colheres de chá de suco de limão;
3 xícaras de açúcar de confeiteiro bem peneirado.

Modo de preparo

Misture o suco de limão com as claras e bata até que estejam bem misturados (não deixe ficar em ponto de neve). Acrescente o açúcar aos poucos até que esteja bem incorporado às claras. Se achar que está muito líquido, coloque um pouco mais de açúcar, até engrossar. Use o glacê imediatamente ou transfira-o para um recipiente fechado, porque ele seca e endurece rápido. Cubra com filme de PVC enquanto confeita o bolo.

Creme de manteiga (buttercream)

Um das coberturas mais clássicas que existem, muito utilizada para decorar cupcakes. Os ingredientes principais do creme de manteiga, também chamado de buttercream, tradicional dos EUA, é o açúcar de confeiteiro e a manteiga. Depois vem a gordura vegetal hidrogenada e corantes em forma de pasta para colorir.  Vamos à receita!

Ingredientes:

1/2 xícara de gordura vegetal hidrogenada;
1/2 xícara manteiga em temperatura ambiente;
1 colher de chá de essência de baunilha;
4 xícaras de açúcar de confeiteiro;
2 colheres de sopa de leite.

Modo de preparo:

Bata bem a gordura vegetal e a manteiga, até que formem picos. Em seguida, acrescente a baunilha e o açúcar aos poucos. Coloque então o leite e bata de novo, até que a massa fique cremosa e leve. Se quiser usar um corante para dar cor, acrescente neste momento e continue batendo. E caso deseje deixar um pouco mais mole adicione outras duas colheres de leite.

Pasta americana

A pasta americana é aquela que fica bem lisinha e permite modelar de várias formas. Exige um pouco mais de experiência, pois é uma técnica mais complexa. A pasta americana se parece muito com massinha de modelar.

Ingredientes:

7 colheres (sopa) de água;
7 colheres (sopa) de gelatina em pó sem sabor;
3 colheres (sopa) de glucose;
100 g de manteiga para cozinhar;
Essência incolor com sabor de sua preferência;
Açúcar impalpável (o quanto baste);
Corantes comestíveis (em gel) nas cores que preferir.

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque a gelatina e as colheres de água e dissolva totalmente em banho-maria, mexendo sempre. Juntar a glucose e a manteiga e dissolver bem. Por último, adicionar essência de sabor de sua preferência, sempre incolor. Em uma superfície lisa, faça um monte com a açúcar impalpável e deixe o centro fundo, como um buraco. Despeje o líquido no centro. Misture bem com as mãos, até adquirir consistência para abrir com o rolo (como a massa de um pão). Na superfície lisa, polvilhar um pouco de açúcar impalpável. Abrir a massa com um diâmetro suficiente para cobrir o bolo e com espessura de cerca de três milímetros. Coloque a pasta americana por cima do bolo. Passe o alisador para tirar as imperfeições. Com o cortador de pizza, corte a pasta que sobrou dos arredores do bolo.

Creme de manteiga com chocolate

O creme de manteiga com chocolate é perfeito para cobrir qualquer bolo que exija um acabamento marrom. Por ser versátil e saboroso, pode ser utilizado até para rechear bolos.

Ingredientes:

1/2 xícara de gordura vegetal hidrogenada;
1/2 xícara de manteiga ou margarina em temperatura ambiente;
3/4 de xícara de cacau em pó sem açúcar;
1 colher de chá de essência de baunilha;
4 xícaras de açúcar de confeiteiro;
3-4 colheres de sopa de leite.

Modo de preparo:

Bata bem a gordura vegetal e a manteiga, até que formem picos. Em seguida, acrescente o cacau, a baunilha e o açúcar pouco a pouco. Coloque o leite e bata de novo, até que a massa fique cremosa e leve. Caso deseje uma cor mais escura, adicione mais 1/4 de xícara de cacau (ou 30 gramas de chocolate meio-amargo derretido) e outra colher de leite. Ao guardar, tampe o creme com um pano úmido até o momento em que for usá-lo. Você pode também guardar na geladeira em um recipiente bem vedado por até duas semanas.

E para deixar a sua festa e o seu bolo decorado ainda mais bonitos conte com os artigos para festa da Festabox! Aqui você encontra forminhas, embalagens, descartáveis e muito mais!

(Visited 132.246 times, 102 visits today)

Related posts:

Escreva um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *